A análise de Swot é uma ferramenta utilizada par fazer análise do ambiente, sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.
A análise de Swot é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo
de Forças (Strengts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (oportunities) e Ameaças (Threats).
Na prática:
A análise se divide em:
Ambiente interno ( Forças e fraquezas )
Ambiente externo ( Oportunidades e ameaças )
OU SIMPLESMENTE F O F A
O objetivo da Swot é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos.
( importante lembrar que forças e fraquezas nós podemos controlar, mudar o nosso depto, nossas ações. O resultado está em nossas mãos, nós temos a solução..)
Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
( oportunidades e ameaças estão no ambiente externo, como nossos concorrentes, o poder de barganha, os novos entrantes ( made in china).......). Precisamos ficar atentos, porque o nosso concorrente está de olho em nossos produtos para agregar algum valor e fazer um novo lançamento.
Para a maioria das indústrias, a rivalidade entre os concorrentes é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também, a inovação, marketing, etc.
Forças – Corresponde, aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas em relação a seus competidores.
Ex: marcas de produtos
Conceito da empresa
Participação de mercado
Que vantagens vc tem?
O que vc faz bem?
O que os outros vêem como suas forças ?
Vantagens de custo
Localização
Grau de controle sobre a rede de distribuição
Fraquezas- Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:
Ex: pouca força da marca
O que vc poderia melhorar?
O que vc faz mal?
O que vc deve evitar?
Baixo conceito junto ao mercado
Custos elevados
Localização não favorável
Falta de acesso a fontes de matérias primas
Pouco controle sobre a rede de distribuição
Oportunidades – São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que poodem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto durem.
O estímulo ao início do levantamento das oportunidades pode ser através das perguntas:
- onde estão as chances à nossa frente?
- quais são as tendências interessantes?
- oportunidades úteis podem surgir de situações como:
- necessidades não satisfeitas do consumidor
- pontos não atendidos pelo concorrente
- mercados não explorados
Ameaças – São forças incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas poderão ou não ser evitadas, desde que conhecidas em tempo hábil.
- que obstáculos a empresa encontra?
- o que os seus concorrentes estão fazendo?
- há alguma mudança no padrão de consumo de seus clientes?
- as mudanças de tecnologia estão ameaçando sua posição?
- a empresa apresenta problemas financeiros?
Técnica Swot
- as informações devem ser recentes e isentas
- as fontes devem ser idôneas e desprovidas de viés
- todos os participantes devem conhecer os conceitos envolvidos
- pode ser desejável incluir as visões de pessoas de fora da organização
- pode-se utilizar braisntorming , pesquisas, entrevistas, etc
- deve sempre estar baseado nas percepções dos consumidores, não percepções de gerentes
- deve servir como catalisador para estruturar a geração das estratégias de MKT que produzirão resultados desejados
No poder de barganha dos clientes, os mesmos exigem mais qualidade por um preço menor de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim, jogando os concorrentes uns contra os outros. Podemos chamar também como mercado de realizações. A capacidade de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.
No poder de barganha dos fornecedores, também conhecido como mercado de insumos, que são fornecedores de matéria-prima, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por ex, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
- grau de diferenciação dos insumos
- custo dos fatores de produção em relação ao preço de venda do produto
- ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.
Ameaça de novos entrantes – Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia de um setor e frequentemente recursos substanciais.
Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena.
Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte da empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente “roubar” os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto, pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.
Essa ameaça também pode ser conhecida como A ameaça da entrada de novos concorrentes, ou mesmo Barreiras à entrada de concorrentes.
- a existência de barreiras de entrada ( patentes, direitos, etc, )
- acesso aos canais de distribuição
- diferenciação dos produtos
- exigências de capital
- políticas governamentais
- marca
- vantagens de custo
- economia de escala
- custos de transição
Ameaças de produtos substitutos
A existência de produtos substitutos no mercado, que analisados, desempenha funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de barganha que pode afetar as empresas.
Assim os substitutos podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de prosperidade.
Outro fator seria que, o produto comercializado ou produzido pela empresa possa tornar-se obsoleto com o tempo, para isso não ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou mesmo um novo produto. A organização deve ficar atenta as novas mudanças, tendências do mercado. Caso não seja feito nada, a concorrência pode adquirir parte do mercado da empresa analisada.
- relação preço / rendimento
- nível de diferenciação do produto
- poder de barganha do comprador
- qualidade do produto
Importante;
Em um determinado momento, uma ou algumas dessas forças são mais importantes para um determindo setor industrial, assumindo maior influência na determinação da sua lucratividade. A fim de se elaborar uma boa estratégia, é necessário conhecer-se bem o setor e as características que governam as suas forças competitivas.
CRUZANDO AS INFORMAÇÕES:
O cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas “casando” Oportunidades e Forças, por ex.
No caso do cruzamento entre Oportunidades e fraquezas, pode-se estabelecer as bases para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhores as Oportunidades.
O cruzamento entre Ameaças e Forças, pode representar a possibilidade de se investir na modificação do Ambiente, de modo a torná-la favorável à empresa ( não é tarefa fácil de ser conseguida)
Se no cruzamento entre Ameaças e fraquezas estiverem situações de alta relevância para a empresa, provavelmente trata-se de ocasião para modificações profundas na empresa, incluindo sua manutenção no próprio negócio.