terça-feira, 13 de março de 2012

ANÁLISE DE SWOT



A análise de Swot é uma ferramenta utilizada par fazer análise do ambiente, sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.

A análise de Swot é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo
de Forças (Strengts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (oportunities) e Ameaças (Threats).


Na prática:
A análise se divide em:

Ambiente interno ( Forças e fraquezas )
Ambiente externo   ( Oportunidades e ameaças )

                  OU SIMPLESMENTE       F O F A

O objetivo da Swot é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.


As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos.
( importante lembrar que forças e fraquezas nós podemos controlar, mudar o nosso depto, nossas ações. O resultado está em nossas mãos, nós temos a solução..)


Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
( oportunidades e ameaças estão no ambiente externo, como nossos concorrentes, o poder de barganha, os novos entrantes ( made in china).......). Precisamos ficar atentos, porque o nosso concorrente está de olho em nossos produtos  para agregar algum valor e fazer um novo lançamento.


Para a maioria das indústrias, a rivalidade entre os concorrentes é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também, a inovação, marketing, etc.


Forças – Corresponde, aos recursos e capacidades da empresa que podem ser combinados para gerar vantagens competitivas em relação a seus competidores.
Ex: marcas de produtos
       Conceito da empresa
       Participação de mercado
       Que vantagens vc tem?
       O que vc faz bem?
       O que os outros vêem como suas forças ?
       Vantagens de custo
       Localização
       Grau de controle sobre a rede de distribuição


Fraquezas- Os pontos mais vulneráveis da empresa em comparação com os mesmos pontos de competidores atuais ou em potencial:

Ex: pouca força da marca
       O que vc poderia melhorar?
       O  que vc faz mal?
       O que vc deve evitar?
       Baixo conceito junto ao mercado
       Custos elevados
       Localização não favorável
       Falta de acesso a fontes de matérias primas
       Pouco controle sobre a rede de distribuição


Oportunidades – São forças ambientais incontroláveis pela empresa, que poodem favorecer a sua ação estratégica, desde que  conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto durem.
O estímulo ao início do levantamento das oportunidades pode ser através das perguntas:
- onde estão as chances à nossa frente?
- quais são as tendências interessantes?
- oportunidades úteis podem surgir de situações como:
   - necessidades não satisfeitas do consumidor
   - pontos não atendidos pelo concorrente
   - mercados não explorados


Ameaças – São forças incontroláveis  pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas poderão ou não ser evitadas, desde que conhecidas em tempo hábil.
- que obstáculos a empresa encontra?
- o que os seus concorrentes estão fazendo?
- há alguma mudança no padrão de consumo de seus clientes?
- as mudanças de tecnologia estão ameaçando sua posição?
- a empresa apresenta problemas financeiros?


Técnica Swot
- as informações devem ser recentes e isentas
- as fontes devem ser idôneas e desprovidas de viés
- todos os participantes devem conhecer os conceitos envolvidos
- pode ser desejável incluir as visões de pessoas de fora da organização
- pode-se utilizar braisntorming , pesquisas, entrevistas, etc
- deve sempre estar baseado nas percepções dos consumidores, não percepções de gerentes
- deve servir como catalisador para estruturar a geração das estratégias de MKT que produzirão resultados desejados


No poder de barganha dos clientes, os mesmos exigem mais qualidade por um preço menor de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim, jogando os concorrentes uns contra os outros. Podemos chamar também como mercado de realizações. A capacidade de colocar a empresa sob pressão, e também, afetar os clientes com a sensibilidade à evolução dos preços.


No poder de barganha dos fornecedores, também conhecido como mercado de insumos, que são fornecedores de matéria-prima, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por ex, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.
- grau de diferenciação dos insumos
- custo dos fatores de produção em relação ao preço de venda do produto
- ter somente um fornecedor para a empresa pode ser um ponto fraco, caso o fornecedor venha a falir ou mesmo a elevar os preços de matérias-primas muito maior em relação a concorrência.


Ameaça de novos entrantes – Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia de um setor e frequentemente recursos substanciais.
Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil  a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena.
Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte da empresa. Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente “roubar” os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto, pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.


Essa ameaça também pode ser conhecida como A ameaça da entrada de novos concorrentes, ou mesmo Barreiras à entrada de concorrentes.
- a existência de barreiras de entrada ( patentes, direitos, etc, )
- acesso aos canais de distribuição
- diferenciação dos produtos
- exigências de capital
- políticas governamentais
- marca
- vantagens de custo
- economia de escala
- custos de transição


Ameaças de produtos substitutos
A existência de produtos substitutos no mercado, que analisados, desempenha funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica  de barganha que pode afetar as empresas.
Assim os substitutos podem limitar os lucros em tempos normais, e como também podem reduzir as fontes de riqueza que a indústria pode obter em tempos de prosperidade.

Outro fator seria que, o produto comercializado ou produzido pela empresa possa tornar-se obsoleto com o tempo, para isso não ocorrer é preciso investir em avanços tecnológicos, produzir um derivado ou mesmo um novo produto. A organização deve ficar atenta as novas mudanças, tendências do mercado. Caso não seja feito nada, a concorrência pode adquirir parte do mercado da empresa analisada.
- relação preço / rendimento
- nível de diferenciação do produto
- poder de barganha do comprador
- qualidade do produto


Importante;
Em um determinado momento, uma ou algumas dessas forças são mais importantes para um determindo setor industrial, assumindo maior influência na determinação da sua lucratividade. A fim de se elaborar uma boa estratégia, é necessário conhecer-se bem o setor e as características que governam as suas forças competitivas.


CRUZANDO AS INFORMAÇÕES:
O cruzamento entre os quatro quadrantes de análise provê uma moldura onde a empresa pode desenvolver melhor suas vantagens competitivas “casando” Oportunidades e Forças, por ex.
No caso do cruzamento entre Oportunidades e fraquezas, pode-se estabelecer as bases para modificações no ambiente interno, de modo a poder aproveitar melhores as Oportunidades.

O cruzamento entre Ameaças e Forças, pode representar a possibilidade de se investir na modificação do Ambiente, de modo a torná-la favorável à empresa ( não é tarefa fácil de ser conseguida)

Se no cruzamento entre Ameaças e fraquezas estiverem situações de alta relevância para a empresa, provavelmente trata-se de ocasião para modificações  profundas na empresa, incluindo sua manutenção no próprio negócio.